Com objectivo de promover debate sobre os efeitos das mudanças climáticas, bem como sistematizar e socializar os conhecimentos em forma de artigos científicos sobre os reflexos das mudanças climáticas, riscos climáticos, vulnerabilidades e desafios para resiliência em Moçambique, realizou-se nos dias 26 e 27 de Setembro corrente, no campus do Dondo, o “Simpósio Internacional das Mudanças Climáticas”, organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Licungo.

A Vice-Reitora da UniLicungo para a área académica, Profª. Doutora Brígida Singo, referiu-se às mudanças climáticas como um fenómeno global, mas com manifestações locais diferenciadas. Singo realçou papel da Universidade no processo de busca de entendimentos e construção de ideias sobre mudanças climáticas.

Para a Vice-Reitora académica, foi um momento ímpar para cruzar conhecimento e internacionalizar as instituições, abrindo portas para os programas e cursos ao público académico, em busca de soluções para as comunidades.

Dentro da dimensão da vulnerabilidade das mudanças climáticas, o simpósio procurou centrar a sua abordagem nos eixos temáticos, incluindo os seguintes temas transversais: Resiliência das Comunidades; Alterações da Paisagem; Políticas Públicas; Desafios na Gestão Urbana e Riscos Sócio-ambientais; Desafios para Biodiversidade, Conservação de Recursos Naturais e Sustentabilidade Ambiental; e, Desafios na Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento contou com a participação de estudantes, docentes, pesquisadores, instituições parceiras e individualidades nacionais e internacionais.

DCCI – Beira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *