O Prof. Doutor Armindo Armando, Docente da Faculdade de Letras e Humanidades – Extensão da Beira, participou na presente semana em diversos eventos científicos em Portugal e na Espanha. Em Portugal marcou presença na Universidade do Minho, Escola de Educação, onde participou no IX Congresso Internacional de Estudos da Mediação e Conflitos, organizado pela Conferência Universitária para el Estudio dela Mediacion Y El Conflicto, em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade Lusófona e Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde apresentou a comunicação intitulada “Conflito e Paz nos Manuais Escolares do Ensino Secundário moçambicano: Narrativas, Imagens e significados”.
Na mesma Universidade, no Instituto de Ciências Sociais realizará no dia 21 de Outubro uma sessão do seminário “Comunicação e Diversidade” organizado pelo Museu Virtual da Lusofonia, Projecto MigraMediaActs e o Projecto Conciliare, subordinada ao tema “não tem como a gente fugir o que nos ensinam? Debates sobre memória histórica em contexto lusófono” com a comunicação intitulada “Nó-Górdio e Revolução dos Cravos: caminhos para a reflexão sobre as relações entre Portugal e Moçambique”, junto da investigadora da Universidade do Minho – CECS, a Doutora Alice Balbé com a comunicação intitulada “Podemos não achar nada, mas temos que estudar”. O seminário será moderado pela Profa. Doutora Rosa Cabecinhas (Investigadora com agregação – ICS – UMINHO).
Na Espanha vai ao Congresso Internacional Portugal, 50 anos despues: ecos del 25 de Abril, organizado pela Ateneo de Madrid, Universidade Complutense de Madrid e Universidade Autónoma de Madrid, com comunicação intitulada “25 de Abril nos manuais escolares de ensino de História de Moçambique: memórias, narrativas, imagens e significados”.
Na RTP-África, no programa “Bem-vindos” divulgará o e-book que coorganizou (2024) junto de docentes da Universidade Zambeze (Prof. Doutor Pedrito Cambrão e Prof. Doutor Jane Mutsuque), intitulado “Ciências Sociais e Desenvolvimento Humano em Moçambique: Produção, circulação e limitações”, lançado em Maio de 2024 sob chancela da Editora Cravo.
Participam destes congressos várias universidades europeias, americanas e asiáticas sendo que no continente africano a Universidade Licungo foi a única que se fez representar.
GCCI