No passado dia 29 de Maio de 2024, a Faculdade de Educação da Universidade Licungo organizou um evento significativo em comemoração ao Dia do Geógrafo. A ocasião reuniu estudantes do curso de Geografia, docentes convidados e contou com a presença ilustre do Professor João Carlos Mendes Lima, antigo Diretor da Faculdade de Educação.

O evento foi uma oportunidade ímpar para destacar a importância da geografia na compreensão e na resolução dos desafios contemporâneos. A abertura foi marcada por uma palestra inspiradora do Professor Lima que enfatizou o papel crucial que a geografia desempenha em nossas vidas cotidianas e no desenvolvimento sustentável.

Em sua fala, o Professor Lima destacou que a geografia vai além do estudo de mapas e paisagens; ela é fundamental para a análise de questões ambientais, sociais e econômicas. Ele ressaltou como os geógrafos estão na linha de frente ao lidar com mudanças climáticas, planejamento urbano, gestão de recursos naturais e muitos outros problemas globais e locais.

O evento também contou com apresentações de estudantes, que compartilharam seus projetos de pesquisa e experiências de campo, demonstrando o compromisso e a paixão pela geografia. As discussões enriqueceram o entendimento sobre como essa disciplina pode influenciar políticas públicas e promover um desenvolvimento mais equilibrado e consciente.

Além das palestras e apresentações, houve momentos de confraternização, permitindo que os estudantes e docentes interagissem, trocassem ideias e estabelecessem conexões profissionais valiosas.

A celebração do Dia do Geógrafo na Universidade Licungo foi, sem dúvida, um sucesso. Ela reforçou a relevância da geografia e inspirou tanto estudantes quanto profissionais a continuar explorando e contribuindo para o campo. A presença do Professor Lima acrescentou um valor inestimável ao evento, trazendo sua vasta experiência e visão sobre o futuro da geografia.

O evento destacou não apenas a importância da geografia como campo de estudo, mas também a dedicação da Faculdade de Educação da Universidade Licungo em promover o conhecimento e a formação de geógrafos comprometidos com a construção de um mundo melhor.

GCCI