UNILICUNGO RECONHECE FUNCIONÁRIOS E PARCEIROS DE COOPERAÇÃO

Volvidos aproximadamente nove meses desde o lançamento das celebrações do aniversário da Universidade Licungo, esta encerrou as festividades com o reconhecimento de docentes, pesquisadores, estudantes, funcionários do corpo técnico e administrativo, bem como parceiros de cooperação.

O acto de reconhecimento realizou-se durante a gala de aniversário, que teve lugar na passada sexta-feira, 22 de Novembro. O evento, carregado de fortes emoções e um sentimento de retrospectiva com uma visão para o futuro, foi marcado por um ambiente de festa e alegria. Coube a Vice-Reitora Académica, Professora Brígida Singo, as saudações iniciais para deixar vincado que eram todos muito bem-vindos naquele espaço. Posto isto, seguiu-se o momento para a contextualização da gala que foi feita pelo Director Científico, Professor David Mudzenguerere.

O ponto mais alto da noite foi a entrega dos diplomas aos diferentes funcionários que se destacaram em diversas áreas ao longo dos cinco anos da UniLicungo. Na ocasião receberam o diploma de reconhecimento o Professor Tiago Tendai (Prémio Produção Científica), o Professor Farissai Campira (Excelência na Pesquisa), o Professor Mário Uacane (Mérito Interventivo), a Engenheira Rosel Piletiche (Inovação Administrativa), o Sr. Carlos Mizé (Excelência Técnico- administrativa), o Dr. Jorge Pedro (Inovação), a Dra. Annegret Mocala (Excelência Docente), a Ana Josefa Semo (Prémio Carreira) e a Estudante Ana Móises (Prémio Incentivo Estudantil).

Também foram reconhecidas a Faculdade de Economia e Gestão, a Direcção do Património e Logística e o Gabinete de Avaliação e Qualidade como unidades que se destacaram entre as demais nas mais diversas acções de governança universitária. Por fim, porque a UniLicungo não é uma Ilha, foram reconhecidos os parceiros de cooperação (Embaixada da França, Embaixada de Portugal, Embaixada da Coreia do Sul, Universidade Estadual de Londrina, MIHER, Inje University, NSDevil, Lda, Açucareira de Mafambisse, Aquapesca e Hospital Central de Quelimane), parceiros de media (Rádio Moçambique, Televisão de Moçambique e Nova Rádio Paz), bem como instituições do governo local que fizeram o possível para tornar o processo de estabelecimento e desenvolvimento da UniLicungo mais ameno.

Na sua intervenção, o Reitor da UniLicungo, Professor Boaventura José Aleixo destacou os avanços da UniLicungo nos últimos cinco anos e reforçou o compromisso com a excelência acadêmica e o impacto social. Por sua vez, a Secretária de Estado na Província da Zambézia, Dra. Cristina Mapfumo destacou o papel central da universidade para a transformação e desenvolvimento da província da Zambézia e do país, em geral.

Porque se tratava de uma festa, a cerimónia foi abrilhantada pela Banda Kansakula e pelo Grupo Cultural da UniLicungo. O evento contou com a representação de todos os sectores que fazem a vida da UniLicungo, em Quelimane, Beira, Dondo e centros de produção e de recursos.

Texto: GCCI

Photo credits: Scorpion Midia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *