REITORIA REFORÇA APELO PARA PARTILHA DE CONHECIMENTO E REFORÇO AO APRENDIZADO
As V Jornadas Científicas Estudantis estão a decorrer desde o passado dia 16 de Setembro e o seu término está previsto para o dia 20 do mesmo mês. O evento, promovido e coordenado pela Direcção Científica foi marcado por uma cerimónia de abertura que contou com a participação in locus e virtual de estudantes, docentes, funcionários do corpo técnico, instituições públicas, directores das faculdades e centros e a equipa reitoral da UniLicungo.
Aquando da intervenção de abertura das Jornadas, a Prof. Doutora Paula Bambo, em representação da Vice-Reitora Académica, vincou o desejo da UniLicungo de continuar sendo uma universidade que impacta de forma positiva a vida das pessoas ao seu redor. Bambo apelou ainda aos envolvidos para que fizessem do momento das jornadas, uma oportunidade para discutir avanços, trocar conhecimento e desafiar o status quo.
A cerimónia foi marcada pela conferência de abertura, proferida pelo Prof. Doutor Sérgio Mulema, Quadro da UniLicungo em comissão de serviço no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Mulema escolheu para a sua oração, a temática ligada ao quadro lógico em projectos de investimento, com o objectivo de interessar não apenas os pesquisadores e gestores presentes no evento, mas também aos estudantes. Mulema deixou saber que existem quatro elementos básicos nos projectos de investimento e são os seguintes: relevância, viabilidade, sustentabilidade e impacto. Foi sobre estes elementos que o orador concentrou a sua abordagem, tendo trazido exemplos de projectos sobejamente conhecidos na UniLicungo.
Para marcar o fim do evento de abertura e declarar aberta a semana das Jornadas Científicas, o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, versou sobre a importância da semana das jornadas. “A importância desta semana é tao grande que foram interrompidas as aulas de modo que os estudantes e professores possam concentrar-se nas práticas de iniciação prática à pesquisa decorra da melhor forma”, afirmou Aleixo. Apelou ainda a todos para que trabalhem com responsabilidade para fazer deste, um momento de aprendizado e partilha de conhecimento.
GCCI