No âmbito da realização da V Edição das Jornadas Científicas Estudantis da Universidade Licungo, que decorreram nos dias 16 à 21 do mês corrente, na Extensão da Beira foram realizadas actividades de carácter científico por meio de apresentações e partilha de conhecimento científico produzido pela comunidade universitária.

Dentre várias apresentações dos estudantes, docentes e convidados, destacou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologias, a palestra com o tema “Planeamento de Minas e Optimização”, apresentado pelo Msc. Dércio Chim Jin, moderado pelo Prof. Dr Ubaldo Gemusse.

Na Faculdade de Letras e Humanidades, destacou-se a mesa-redonda com o tema “O papel da Academia na Formação da Cidadania”, apresentado pelo Prof. Dr Pedrito Cambrão e Msc Wilker Dias, moderado pela drª Lurdes Chicote.

Destacou-se também a enriquecedora conversa com o renomado Escritor Moçambicano Luís Bernardo Honwana, Autor da obra reconhecida internacionalmente “Nós Matámos o Cão-Tinhoso”, e contou com participação de escritores, sociedade civil, docente e discentes de diferentes instituições de ensino.

O escritor compartilhou reflexões sobre o processo de construção das nações, com foco especial na adoção de línguas oficiais nos países pós-coloniais, sublinhando a relevância do debate no contexto moçambicano, destacando que a escolha da língua portuguesa como idioma oficial visou ampliar a comunicação no país. No entanto, Honwana ressalvou que “A unidade nacional não se constrói apenas pela língua portuguesa. Existem membros das nossas comunidades que, ao fazerem uma oração ou discurso em línguas locais, se expressam com melhor coerência e clareza, mas o mesmo discurso, quando feito em português, perde essa clareza.”

Honwana, aproveitou a oportunidade para incentivar os jovens a valorizar e desenvolver as línguas locais, argumentando que isso permitirá que as diversas culturas e nações dentro de Moçambique possam expressar sua história e compreender fenômenos de forma autêntica.

No fecho das Jornada, as pesquisas apresentadas por cada estudante foram avaliados e classificados os melhores trabalhos.

DCCI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *