Trata-se de Celso Miambo e de Américo Toca, ambos Docentes da UniLicungo na Faculdade de Educação, na Extensão da Beira. Miambro defendeu a sua tese em Psicologia Educacional, subordinada ao tema: Exploração e Desenvolvimento Vocacional de Estudantes no Contexto de Transição para o Ensino Superior em Moçambique: Avaliação da Eficácia de uma Intervenção em Consulta Psicológica Vocacional. O evento aconteceu no dia 19 de Outubro na Universidade Pedagogice de Maputo.

Por sua vez, Américo Toca, também Docente na Faculdade de Educação, defendeu a tese intitulada “Envolvimento Parental e Rendimento Escolar dos Alunos da 1ª à 5ª Classes do Ensino Primário em Moçambique”, no dia 18 de Outubro. Na sua tese, Américo Toca defende que quanto maior for o envolvimento dos pais na escola, melhor será o rendimento escolar dos alunos. Enquanto Pesquisador, Toca possui interesse nas áreas psicopatologia, envolvimento parental e rendimento escolar. Já Miambo está interessado em consultas psicológicas vocacionais e educação e desenvolvimento humano.

GCCI