Está a decorrer desde o passado dia 28 de Novembro do presente ano, a 1ª Conferência Internacional sobre Contextos, Desafios e Possibilidades. A conferência é realizada no âmbito da cooperação entre a Universidade Licungo e a Fundação Sousândrade da Universidade Federal do Maranhão no Brasil.

A abertura do evento que contou com uma mesa de honra híbrida, foi composta pelos altos representantes da Universidade Licungo, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Maranhão e a Fundação Sousândrade. À Vice-Reitora da Universidade Licungo, Prof. Doutora Brígida Singo, coube a abertura oficial das conferências. Na sua fala, Singo afirmou que os temas selecionados pelos organizadores tem o objectivo de continuar a estimular os nossos investigadores para que continuem a procurar compreender melhor esses fluxos e refluxos que a natureza nos impõe, para que a humanidade, a África, os nossos paises, possam se posicionar com base em propostas firmadas em evidências científicas e cooperação bilateral.

Ainda para marcar o momento da inauguração da conferência, foi convidado o Prof. Doutor Augusto Jone, Académico e antigo Ministro da Educação e Cultura de Moçambique. Jone apresentou a comunicação intitulada “Análise dos processos de construção e reconstrução de políticas e reformas educativas em Moçambique”. O Orador apresentou uma profunda análise histórica sobre a evolução do sistema de educação em Moçambique, bem como as políticas que acompanharam esta evolução.

O evento conta com a participação de cerca de 400 conferencistas quer de forma presencial ou de forma virtual, simultaneamente em Moçambique e no Brasil. Ao evento, está incorporada também a 2ª Conferência Internacional sobre Educação, Tecnologia e Cultura no contexto dos ODS. Foram discutidos 14 eixos temáticos nos diversos simpósios, com particular destaque para o eixo de gestão e tecnologias educativas, mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade, inteligência artificial na educação, entre outros.

O encerramento das conferencias está previsto para o dia 30 de Novembro do presente ano e a expectativa da comissão coordenadora é que os assuntos discutidos sejam usados como ferramentas para responder aos problemas que afectam as sociedades moçambicana e brasileira.

GCCI