Decorreu neste Sábado, dia 17 de Fevereiro, a primeira Cerimónia de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa na especialidade de “Trabalho e Desenvolvimento Comunitário” ao Senhor Inusso Ismail, sob proposta da Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo.

A solenidade foi marcada por diversos momentos de carregada importância e emoções ao rubro, a começar pelo elogio académico proferido pelo Prof. Doutor Martins Mapera, Docente da FLH que destacou as principais actividades humanitárias e sociais levadas a cabo pelo Outorgado.

Na Intervenção do Reitor da UniLicungo, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, que reforçou das causas nobres que desenvolvidas pelo Senhor Inusso Ismail e deu a merecer o mérito em causa em trabalho e desenvolvimento humanitário.

Segundo o Reitor Boaventura Aleixo, “os doutoramentos _honoris causa_ são momentos de celebração de um trajeto individual, mas que deve ser partilhado e reconhecido pela comunidade onde a vida e a obra de um indivíduo são razão de júbilo e de admiração de todos”, afirmou o Reitor.

Seguiu-se então o momento mais aguardado pelos presentes que consistiu na leitura dos dispositivos legais que suportavam a escolha do Senhor Inusso Ismail, a aceitação por parte do Reitor da Universidade Licungo que culminou com a entrega das insígnias doutorais ao homenageado.

O Doutor Inusso Ismail teve a sua primeira aula na qualidade de Doutor Honoris Causa e nela enfatizou que este título não era individual e que este é dedicado todos aqueles que abraçam as causas sociais e económicas para a melhoria de condições de vida dos moçambicanos.

Durante a cerimónia, teve espaço para o Padrinho do outorgado, Abdul Carimo, a Secretaria do estado, Cristina Mapfumo e o Governador da Província, Pio Matos que acresceram as actividades que o outorgado interveio e que esperamos que esta actividade não possam terminar apos a atribuição do título em causa.

A cerimónia foi realizada no salão do Instituto de Formação de Professores de Quelimane (IFP) e contou com a presença de várias individualidades do estado, quadros da Universidade Licungo,da sociedade civil, das comunidades religiosas, órgãos de comunicação social, docentes, estudantes e familiares, entre outros.

GCCI