Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, foi o tema central do XV. ° Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais e IV. ° Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, realizado na Ilha de Santiago, Cidade da Praia em Cabo Verde, entre os dias 26 a 28 de Setembro de 2023.

A UniLicunco contou com a participação de três investigadores pertencentes à Faculdade de Letras e Humanidades, nomeadamente: Prof. Doutor António Domingos Braço e o mestre Armindo Armando, que intervieram, presencialmente, nas mesas-redondas intituladas: Pedagogias Descolonizadoras para Reinventar a Democracia num Mundo de Inseguranças: Nostalgia do Futuro na Educação das Infâncias e Memória Histórica e Construção de Futuros Alternativos: Jovens e a Descolonização do Conhecimento, respectivamente e o Prof. Doutor José Bartolomeu Marra, que interveio virtualmente, na mesa referente à Diversidade Linguística e Educação Bilíngue.

De salientar que participaram do evento diversos investigadores lusófonos oriundos do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Suíça e de Moçambique.

DCCI